A Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia é uma fundação da Ordem de Santo Agostinho. Todas as associadas, ao fazer seu compromisso, ficam filiadas automaticamente à Ordem de Santo Agostinho, participando plenamente de todos os bens espirituais, alcançados pelos religiosos e religiosas agostinianos em todo o mundo.


Pe. Domingos de Lemos, OSA. Fundador da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia

Sra. Constança Naclério Toloza Oliveira e Costa Fundadora da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia


Inaugurada em 10 de junho de 1926 pelo sacerdote agostiniano Pe. Domingos de Lemos, secundado pela Sra. Constança Naclério Tolosa de Oliveira e Costa, é presidida atualmente pela Sra. Ivone Pizzinato Vanzelli.
A diretoria atual tem como Diretor espiritual o Padre Rafael de la Torre Vargas ,OSA. Presidente-geral: Gabriella Yara Soares de Araujo.Vice-presidente: Wilma Lopes Monteiro. Tesoureira: Maria Rita Costa Sanchez. Secretária: Juracy Bernardino Bierbauer.
No ano de 2004 são 118 oficinas, na cidade e no Estado de São Paulo, congregando 2.377 associados, que providenciaram 532.441 peças, entre as confeccionadas e adquiridas prontas, favorecendo 691 obras sociais e 83.807 crianças.
Elas atuam em diferentes locais e paróquias das cidades de São José do Rio Preto, Santos, São Vicente, Praia Grande, São Bernardo do Campo - Riacho Grande, Santo André, São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Cotia, Lorena, Cachoeira Paulista, Bauru, Nhandeara, Caçapava, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Jundiaí, Cerqueira César, Lins, Taquaritinga, Limeira, Paraisópolis, Iguape, Macaubal e Goiânia, sendo que na cidade de São Paulo são aproximadamente cem oficinas. Cada oficina é formada por um grupo de Senhoras Católicas que dedicam parte de seu tempo à confecção de roupas e enxovais para famílias carentes; guiadas pela caridade que socorre o corpo e a alma, e vê no pobre um irmão em Cristo.
Santa Rita é um modelo para todas. Sob sua égide trabalham as abelhas laboriosas. O que se publica e se diz, não é senão o reflexo dos benefícios que distribuem as mãos fidalgas e hábeis, os corações devotados das distintas Senhoras e Jovens Associadas de Santa Rita.
No silêncio e na oração, vencendo-se a si próprias, e vencendo reais dificuldades, sobrepondo-se ao ambiente, muitas vezes tão desfavorável, a Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia se tornou importante aliada dos Padres Agostinianos na manutenção econômica de seminaristas e diversas obras sociais.

Diretoria Atual