“Eu mesmo uni a minha voz à voz dos meus predecessores, ao exprimir o vivo desejo de que a doutrina filosófica , teológica e espiritual seja estudada e difundida de modo que continuemos o magistério de Santo Agostinho na Igreja, um magistério humilde e ao mesmo tempo luminoso, que fala sobretudo de Cristo e do amor... Tive ocasião de recomendar de modo particular aos filhos espirituais do Grande Santo (irmãos sacerdotes e não sacerdotes, irmãs religiosas e leigos), que mantivessem vivo e atraente o encanto de Santo Agostinho, também na sociedade moderna.” (Carta Apostólica de S.S. João Paulo II no XVI Centenário da Conversão de Santo Agostinho)

* UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA...
Com o estímulo deste Papa, muitos leigos foram se aproximando, dos religiosos e religiosas agostinianos, através dos trabalhos pastorais, do interesse pelas obras e vida do Grande Santo, e começaram a aparecer as Fraternidades Leigas.
A partir de 19/09/90 , por iniciativa dos Padres Agostinianos, um grupo de leigos começa a reunir-se em São Paulo, visando o desenvolvimento de uma comunidade de leigos, que se forma em resposta ao chamado do Espírito Santo, para um maior engajamento na vida da Igreja, segundo o carisma Agostiniano. Oficialmente em 28/08/92, os primeiros agostinianos seculares assumem o compromisso diante de Deus.

* A FRATERNIDADE LEIGA AGOSTINIANA HOJE.
A FLA do Vicariato do Ssmo. Nome de Jesus do Brasil reúne hoje leigos afiliados às Paróquias Santo Agostinho, de Santa Rita, Jesus Ressuscitado, além do Colégio Santo Agostinho e Oficinas de Santa Rita. Nossas reuniões são mensais para oração, estudo, partilha, serviço e Eucaristia. Buscamos cada vez mais viver a Verdade, procurada incessantemente por Santo Agostinho, amando e adorando Jesus Cristo, à Luz dos ensinamentos do nosso Pai.
Somos hoje 38 membros pertencentes à Fraternidade Leiga Agostiniana.

“Temos Deus como Pai e a Igreja como mãe... Logo somos irmãos” ( Santo Agostinho)

<<< VOLTAR